sábado, 19 de dezembro de 2009

Do crescimento da China e outras estórias

De tanto se falar em crescimento da China, eu resolvi postar algo sobre isso. Mas esse não foi o favor que desencadeou o raciocínio.

1- Crescimento x Tamanho
Eu, nas minhas loucas aventuras, estava planejando tomar esteróides anabólicos e lendo livros à respeito encontrei um trecho que falava da velocidade de crescimento comparada entre os atletas avançados e os iniciantes. Quando o iniciante se aventura no esporte, ele vê uma grande desproporção entre velho e o novo. Por exemplo: um fisiculturista que acabou de entrar na academia ganha 3 kg por mês. se ele é magro e tem 50 Kg, então em 2 meses ele experimenta um aumento de 12% sob sua massa.
Já o crescimento em fisiculturistas avançados é mais lento: eles pesam 110 Kg e variam entre 107 e 112 kg por mês, representando 3% de sua massa. É claro que os fisiculturistas novos crescem bem proporcionalmente falando, mas isso não significa necessariamente que eles ultrapassariam os avançados, até porque sua taxa de crescimento vai diminuir com o próprio crescimento. Que coisa é a natureza!! O próprio crescimento irá causar uma frenagem na taxa de crescimento.
O tamanho não é crescimento.
É possível que a China ultrapasse os países desenvolvidos (tanto quanto é possível que o Azerbaijão pouse na Lua), só isso não é possível prever agora.

2- A verdade
Se é divulgado pela mídia a verdade de que a China é o país que mais cresce, por que outros indicativos menos tendenciosos não são igualmente divulgados? A China ainda é um país pobre e muito pobre, tem uma mercado consumidor enorme e sem poder aquisitivo e que mesmo sendo um país populoso seu PIB ainda é menor que o PIB japonês.
O FMI em 2008 afima que a China é o centésimo país do mundo na ordem do PIB per capita, ficando atrás de países como o Panamá e o Azerbaijão. Fica demonstrado claramente que apesar de ter um grande PIB, ninguém tem dinheiro e que o grande PIB é apenas cumulativo em relação ao número de pessoas e não em relação à riqueza do país.

3- Ainda que falasse mandarim, sem inglês eu nada seria
Talvez valesse mais a pena falar qualquer uma das 99 línguas dos respectivos países acima da China do que falar mandarim.


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_países_por_PIB_(Paridade_do_Poder_de_Compra)_per_capita

Um comentário:

Ela disse...

Feliz Ano Novo Tio Chan. *.*